A Ilha Misteriosa e a Volta ao Mundo em 80 Dias ficaram satisfatórias pois fiz sem perder detalhes das obras. Já em 20.000 Léguas Submarinas, confiei na memória e muito da obra acabou ficando sem ser transcrita. Isso me incomodava pois a minha obra preferida era a que tinha ficado menos bem feita. Por isso, li e reli a obra, corrigi alguns versos que achei que não estavam bons e acrescentei muitos outros com os detalhes que passaram na primeira adaptação.
Roberto Dias Alvares
---------------------------------------
Quando criamos o blog JVerne estávamos muito longe de pensar que se tornaria em algo de tanto sucesso. É com bastante agrado que regularmente lemos e respondemos às muitas mensagens dos nossos visitantes que nos questionam com dúvidas, que nos enviam notícias, desenhos, comentários de obras, etc... Porém, de todas as interessantes mensagens que recebemos, esta foi a que mais nos surpreendeu.
Há cerca de um mês, um dos nossos regulares visitantes, Roberto Alvares, do Paraná (Brasil), enviou-nos um email onde nos informava que se encontrava a elaborar o enredo de 20.000 Léguas Submarinas... em versos. Ficamos desde então bastante ansiosos pelo trabalho final.
Hoje recebemos a tão esperada notícia de que o verniano Roberto completara o seu enredo e num método de quadras em rima cruzada ou alternada em que o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo com o quarto.
O que apresentamos de seguida, é algo inédito no mundo verniano. Eu, pelo menos, nunca vi nada igual. Não estou com certeza a exagerar quando digo que o seu trabalho está BRILHANTE.
Em nome de todos os nossos visitantes, dou os parabéns ao nosso amigo e verniano Roberto pelo seu fantástico trabalho. Se ainda não leram a obra, agora não há desculpas!
Deixem as vossas avaliações.