quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Home-Cinema Verniano

O cinema está a perder espectadores. Os bilhetes estão a ficar caros e as pipocas ainda mais. É daí que surgiu o Home Cinema, que é nada mais, nada menos que um espaço numa casa dedicado a filmes. Dito por outras formas, uma sala de cinema particular para partilhar com familiares e amigos.
Ora muita gente prefere dar um estilo muito agradável a esta sala ficando com um Home Cinema único e bastante original. Foi o que alguns fizeram. A inspiração surgiu naturalmente das grandes produções de cinema e tornaram este local um espectacular cenário para assistir aos filmes. Até fizeram um TOP 10!
Mas deixo-vos apenas o 8º lugar (para mim logicamente que ficaria em 1º) nesta lista de fantásticos Home Cinemas:



Pois é, trata-se de um Home Cinema baseado no submarino de 20.000 léguas submarinas de Júlio Verne.
A sala é toda decorada com painéis, pilares, molduras e portinholas. A forma como a sala foi desenvolvida traz uma experiência acústica diferente ao local.

Deixo o Top10 e mais informações (em inglês) da elaboração desta sala.

Mais recentemente, Dean Johnstone criou um home-cinema também baseado no Nautilus do Capitão Nemo, talvez abandonado. Esta sala, com autifalantes que emitem sons de radar e do mar quando não há sessão de cinema, custou 100,000 dolares.


Fica um vídeo com entrevista ao autor:



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Peça 'A volta ao Mundo em 80 Dias' em S. Paulo (Brasil)

Livremente adaptado da obra de Júlio Verne, o espetáculo A volta ao Mundo em 80 Dias estará de volta a São Paulo (Brasil), mais propriamente ao Teatro Polytheama em Judiaí. Com direção de Carla Candiotto, a peça “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, da Cia Solas de Vento é promovida pela secretaria do Estado da Cultura, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), em parceria com a secretaria Municipal de Cultura. O espetáculo será no próximo domingo, dia 19, na sala Deolinda Copelli às 16 horas.


A extraordinária aventura de Mr. Fog, um apaixonado por geografia e Passepartout, um francês muito criativo, tem inicio quando Mr. Fog decide dar a volta ao Mundo em 80 dias. Mas eles não contam com a aparição do misterioso Mr. Fix, que durante toda a trama surge de forma inusitada para atrapalhar a viagem dos dois aventureiros.

É dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias, na qual a dupla corre contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix. A historia é contada por dois atores que, para dar vida a todos os personagens, utilizam técnicas acrobáticas, dança e comédia.

O espetáculo

O enredo é baseado na obra literária do Júlio Verne e é composto pela alternância de cenas cômicas e momentos imagéticos. Como num jogo de Tangram, os dois atores manipulam peças de ferro para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. A encenação utiliza também câmeras de vídeo e projeção ao vivo para criar imagens inusitadas e trazer uma dimensão fantástica aos episódios da historia. A peça “A Volta ao Mundo em 80 Dias” é um convite para levar o espectador a uma jornada cheia de surpresas e revisitar o mundo de forma lúdica.



Os ingressos, distribuídos gratuitamente, podem ser retirados a partir das 13 horas, nas bilheterias do Teatro Polytheama.

Serviço
“A Volta ao Mundo em 80 Dias”
Data: Domingo, 19 de agosto de 2012
Horário: 16 horas
Local: Sala Deolinda Copelli – Teatro Polytheama
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro
Entrada: gratuita – ingressos distribuídos a partir das 13 horas
Duração: 65 minutos
Classificação etária: recomendado a partir de 4 anos

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Emmett L. "Doc" Brown, o grande verniano

Sabíamos que Doc Brown de "Back to the Future" era um grande verniano.
O que não sabíamos era que visitava o nosso blog com bastante regularidade...

Créditos da imagem: Alisson Bernardo