quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

J. Verne e o fim do Mundo em Bugarach

Se as profecias Maias e de Nostradamus forem cumpridas, o fim do mundo aponta para um refúgio mágico onde todos serão salvos por extraterrestres: Bugarach, pequena vila de 200 habitantes nos pirinéus franceses (ver fotos).

Pelo menos, é isso acham grupos esotéricos, "iluminados", os xamãs e os procuradores de OVNIs que afirmam que as cavernas da montanha são a «garagem» de várias naves espaciais e que será aqui que o Santo Graal e o tesouro dos Templários esperam ser descobertos. A questão é que isso, até recentemente, tinha tons coloridos, mas agora reverte um problema para os pacíficos habitantes da vila do sul da França.

Na verdade, é uma prestigiada área de sossego rural, de bons vinhos, água limpa,... tendo o turismo especializado se tornado na sua principal fonte de riqueza. Mas os residentes Bugarach não estão felizes com tantos visitantes "estranhos".

Uma vez que estamos em festa de Natal, e próximos do dia 21 de dezembro,  a vila começa a ser procurada por estes "turistas diferentes", cheios de encantos, pedras místicas e jóias. "Não há OVNIs nem enigmas aqui somos apenas uma vila tranquila. O sinal de Bugarach à entrada da aldeia já foi roubado pela terceira vez, isso custa muito dinheiro", conta o presidente da autarquia, Jean-Pierre Delord, em entrevista ao jornal The Guardian. O responsável revela ainda que muitas são as pedras retiradas do local e vendidas na Internet como talismãs. "A aldeia sempre atraiu pessoas com convicções esotéricas, eles vinham cá antes e virão cá depois, mas isto é algo completamente diferente", explica.

Apesar das declarações e advertências que tomarão caso esteja danificada a convivência no lugar, cada dia são ouvidas mais línguas estrangeiras em Bugarach.

Mas é por temer tentativas de suicídio coletivo ou multidões descontroladas que as autoridades acederam ao pedido do autarca local e ordenaram o fecho das estradas e limitaram o acesso à aldeia aos habitantes de Bugarach. Mais de 100 operacionais, entre polícias e bombeiros, foram também destacados para proteger o «paraíso», que, no entanto, já não vai a tempo de se livrar da especulação comercial. Na Internet, é possível encontrar quem peça mais de dois mil euros pela instalação de tendas na floresta próxima ou quem alugue um «bunker» por 25 mil euros.

A verdade é que J. Verne referiu várias vezes esta vila nas viagens subterrâneas de Viagem ao Centro da Terra e As Índias Negras e em O Castelo dos Cárpatos, e a sua marca de imaginação adicionou um pouco de mística em torno da curiosa montanha, chamada por alguns como A Montanha Mágica.
Além disso, a montanha serviu de inspiração para a toca de Robur em Senhor do Mundo e a localidade deu nome a um dos seus mais curiosos personagens, Capitão Bugarach em Clovis Dardentor (Michel Lamy defende no seu livro, The Secret Message of Jules Verne, que nesta obra, Jules Verne, suposto iniciado nas ordens maçónicas e nas sociedades Rosa-cruz, terá escondido uma mensagem secreta em código. Essa mensagem, de acordo com Lamy, apenas descodificada pelos neófitos, revela a chave do mistério que envolve o fabuloso tesouro de Rennes-le-Château).

Uma equipa do programa espanhol, Cuarto Milenio, que já havia feito um programa sobre J. Verne, viajou para o sul de França, e visitou o tão falado local onde registou alguns testemunhos. Como seria de esperar, o escritor francês é novamente referido. Em castelhano:

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Edição de Luxo 'Jules Verne: Seven Novels'

O blog JVerne tem por hábito apenas publicitar lançamentos de livros de J. Verne em língua portuguesa. No entanto, esta edição da Barnes & Noble Leatherbound Classics merece toda a nossa atenção. Porquê? Veja em baixo as imagens:




Esta edição de luxo compila, como poderemos compreender através do seu título, 7 Viagens Extraordinárias em inglês: Five Weeks in a Balloon, Around the World in Eighty Days, A Journey to the Center of the Earth, From the Earth to the Moon, Round the Moon, Twenty-Thousand Leagues Under the Sea, e The Mysterious Island.

É, sem dúvida, uma óptima prenda de Natal para si, caro verniano!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Brad Pitt quer '20.000 Léguas Submarinas'

Depois de termos anunciado aqui no Blog JVerne, que David Fincher queria Brad Pitt no seu filme, hoje recebemos a notícia que o ator confirmou hoje à MTV que está interessado em participar na nova adaptação ao cinema de «20.000 Léguas Submarinas», uma obra que o realizador já está a preparar.

Para o ator, a sua participação só depende da agenda e do tempo necessário para as filmagens, voltando assim a trabalhar com Fincher depois de obras como «Seven», «Fight Club» e «O Curioso Caso de Benjamin Button». Vale a pena lembrar que esta obra ainda não tem luz verde da Disney para avançar, mas caso tal ocorra – e se Brad Pitt realmente participar – então veremos o ator como Ned Land, o arpoador exímio que na versão cinematográfica de 1954 foi interpretado por Kirk Douglas.

Neste clássico de Júlio Verne seguimos o Náutilus, um submarino completamente autónomo do meio terrestre, movido somente a eletricidade. O engenheiro, dono e capitão de tal feito, é o capitão Nemo, que com sua tripulação corta todas as relações com os continentes e com a humanidade. Eles vivem somente do que o mar lhes dá, a comida, a matéria prima que necessitam para a produção de eletricidade, tudo vem do mar. Porém, a humanidade não conhece a existência desta obra prima de engenharia que o capitão Nemo criou em segredo, e, quando este com ou sem intenção, começam a provocar estragos em navios e embarcações, o mundo teme-o, imaginando-o como um monstro marinho, um narval gigante (cetáceo característico das águas frias em torno do Círculo Polar Ártico), começando assim a caça à quimera.

 Fonte: www.c7nema.net

sábado, 24 de novembro de 2012

Teatro Poltach apresenta 'Vinte Mil Léguas' em Salvador (Brasil)

Inspirado no famoso romance de Júlio Verne, a Cia. Teatro Potlach apresenta o espetáculo Vinte Mil Léguas Submarinas, entre os dias 23 e 25 de novembro, às 20h, no Teatro Vila Velha (Bahia - Brasil).


O grupo italiano utiliza das técnicas narrativas, próprias do teatro dramático, a técnicas de cenografia digital, para reconstruir o efeito imagético das páginas do romance.

A natureza, o mundo das descobertas científicas e das suas aplicações, das incursões nos campos da consciência e do meio-ambiente, representam um fértil campo para invenções dramatúrgicas e de composições. Os dois cientistas protagonistas, Nemo e Aronax, enfrentam os mistérios da aventura até uma dramática separação.

Na reelaboração do Teatro Potlach, 'Vinte mil léguas submarinas' realiza, assim, uma síntese original entre o romance de Verne, como protótipo da narrativa de ficção científica, técnicas e modalidades contemporâneas de narrações teatrais que retratam e atualizam os nós da relação entre o homem e a natureza.

O espetáculo é um projeto artístico multidisciplinar do qual participam todos os setores técnicos e artísticos do Teatro Potlach, em um constante trabalho de equipe que prevê a experimentação de novas linguagens artísticas, em um encontro entre teatro, música, cenografia digital e videoarte.


Local - Teatro Vila Velha Av. Sete de Setembro - Campo Grande
Data - 23 a 25 de novembro, às 20h
Valor - R$30 (inteira) e R$15 (meia)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Josh Hutcherson confirma 'Journey 3'

Como o Blog JVerne já tinha noticiado em Março, a série Journey formada por Viagem ao Centro da Terra e Viagem ao Centro da Terra 2 - A Ilha Misteriosa ganhará um terceiro filme, e o ator Josh Hutcherson confirmou que regressará, em entrevista à MTV. "Vamos filmar dois Jogos Vorazes ao mesmo tempo, e depois vou fazer mais um Journey, se o mundo não acabar. Então 2013 vai ser um ano ocupado para mim", diz o ator.


Em Journey 3, os roteiristas Brian e Mark Gunn regressarão, assim como o diretor Brad Peyton. The Rock também volta no terceiro filme, no papel de Parsons, padrasto do personagem de Hutcherson. Ainda não há detalhes sobre a trama mas tudo indica que será baseado na obra de J. Verne, Da Terra à Lua.

Em entrevistas, Peyton diz que será maior que os anteriores e ampliará a mitologia da franquia.
A ideia da WB/New Line é lançar Journey 3 em 2014.

Fonte: Omelete

sábado, 17 de novembro de 2012

Tim Burton e '20,000 Léguas Submarinas'

No novo filme de Tim Burton, Frankenweenie, há uma homenagem a 20,000 Léguas Submarinas. Pelo menos, foi isso que verifiquei aquando da visualização do seu trailer.

Segue uma imagem do segundo 29 em que é possível ver um poster da dita obra no quarto do menino:


Clique na imagem para ver o trailer.

Informação por Andrew Nash (Toronto - Canadá)

sábado, 10 de novembro de 2012

Tenha calma...

 
«Poucos escritores terão tido tanta fama em tantos lugares e durante tanto tempo como Júlio Verne. Até uns anos atrás não haveria casa portuguesa onde não avultassem numa prateleira as lombadas vermelhas da edição popular das obras desse autor que nasceu francês, mas que todos os países adotaram como seu. Se fosse preciso invocar uma prova da enorme popularidade de Verne, bastaria recordar o fato de o seu nome próprio ter sido nacionalizado ao sabor das idiossincrasias locais. Quem conhece entre nós por Jules Verne? Para todos os efeitos, ele é Júlio, com acento agudo… Talvez o seu milagre tenha sido ir ao encontro dos sonhos de uma geração.»
Luís Almeida Martins

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Tatuagens vernianas para todos os gostos

E se pelo Natal fizesse uma tatuagem de J. Verne e outra baseada nas suas viagens maravilhosas?
Aqui ficam algumas sugestões:

11/13/10








segunda-feira, 5 de novembro de 2012

'Autores Fantásticos' pela Argonautas Editora

A coletânea Autores Fantásticos será publicada pela Argonautas Editora. A capa foi divulgada hoje, assim como sua sinopse e os autores participantes, que segue abaixo:

Edgar Allan Poe, Mary Shelley, Jules Verne, H. P. Lovecraft, Jorge Luis Borges…

Seus escritos incendiaram a imaginação de gerações de leitores. Suas vidas despertam a curiosidade de muitos até hoje. A Literatura Fantástica deu ao mundo lendas maravilhosas, dentro e fora dos livros. O que aconteceria se ficção e realidade colidissem e esses Autores Fantásticos invadissem o universo habitado por suas próprias criações?

Descubra a resposta nos contos de alguns dos melhores escritores brasileiros do cenário Fantástico: Andre Zanki Cordenonsi, Celly Borges, Cesar Alcázar, Christian David, Duda Falcão, Estevan Lutz, Fabiano Vianna, José Aguilar García, Juliana Lund, Leo Carrion, Leon Nunes, Leonardo Colucci, Mário André Pacheco, Nikelen Witter, Simone Saueressig e Suzy M. Hekamiah.

sábado, 3 de novembro de 2012

Mundo Todolivro lança coleção Júlio Verne

A Mundo Todolivro, editora brasileira, editou uma coleção que traz grandes clássicos da literatura verniana, adaptados em linguagem simples e adequada ao público infanto-juvenil.

É uma excelente ferramenta escolar e até de preparação para concursos, como o vestibular. Traz ainda um suplemento pedagógico ao final de cada livro, que visa testar o entendimento do leitor sobre os textos.

A coleção compreende as obras:
-Cinco semanas em um balão
-Viagem ao centro da Terra
-Vinte mil léguas submarinas
-A Volta ao mundo em 80 dias

terça-feira, 23 de outubro de 2012

‘Os Profetas da Ficção Científica’ por Ridley Scott

E se um senhor chamado Ridley Scott decidisse produzir e apresentar uma série de documentários sobre os maiores ícones da ficção cientifica de sempre? Isso não seria fantástico, porque vai ser fantástico!
O canal Discovery Channel Portugal vai assim transmitir, todos os sábados às 21h, a visão de Scott sobre os maiores criadores de realidades futuras, com o título ‘Os Profetas da Ficção Científica‘.


Cronologicamente teremos:
27 de Outubro – Mary Shelly (transplantes)
3 de Novembro – Philip K. Dick (realidade virtual)
10 de Novembro – H. G. Wells (viagens no tempo)
17 de Novembro – Arthur C. Clarke (telecomunicações via satélite)
24 de Novembro - Isaac Asimov (leis da robótica)
1 de Dezembro - Júlio Verne (viagens espaciais)
8 de Dezembro – Robert Heinlein (política)
15 de Dezembro – George Lucas (armamento energético)
(A ordem dos episódios poderá sofrer alterações. No entanto, o Blog JVernePt atualizará a lista à medida que receba a informação referente ao episódio seguinte. Esteja atento.)

De lembrar que o próprio Scott baseou algumas das suas maiores obras em alguns destes autores, com natural vénia para a obra de culto ‘Blade Runner – Perigo Iminente‘, baseado em ‘Do Androids Dream of Electric Sheep?’ de K. Dick.

Algo obrigatório para todos os amantes de ficção científica!



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

David Fincher quer Brad Pitt em '20.000 Léguas Submarinas'

O ator Brad Pitt está cotado para estrelar a nova versão cinematográfica de “20.000 Léguas Submarinas”, clássico literário de Júlio Verne. Segundo a revista Variety, o diretor David Fincher quer Pitt como protagonista do filme.

O seu papel será o do arpoador canadense Ned Land, que foi vivido por Kirk Douglas na famosa versão da Disney “20.000 Léguas Submarinas” (1954). Se conseguir sinal verde para produzir a refilmagem, Fincher espera trazer a bordo um ator experiente, do alto escalão de Hollywood, para viver o lendário capitão Nemo, que comanda o submarino Náutilus.

A Disney, que produziu a adaptação de 1954 e será responsável pela nova versão, pediu a Fincher que não pegue nenhum novo projeto por três meses, para que o estúdio possa decidir se irá ou não bancar a produção. A proposta do cineasta é usar computação gráfica e captura de movimentos, o que significaria a realização de uma superprodução de orçamento inflacionado.

O roteiro do filme foi escrito por Scott Z. Burns (“Contágio”) e está passando por um refinamento nas mãos de Andrew Kevin Walker, que trabalhou com Fincher em “Seven”.

Caso a filmagem se confirme, “20.000 Léguas Submarinas” marcará a quarta colaboração entre Pitt e Fincher, que fizeram juntos “Seven” (1995), “Fight Club” (1999) e “Benjamin Button” (2008).

Fonte: Pipocamoderna.com.br

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Teatro de bonecos leva aos palcos 'A Volta ao Mundo em 80 Dias'

Na passada sexta-feira, a Cia Articularte (São Paulo - Brasil) estreia o divertido espetáculo de bonecos “A Volta ao Mundo em 80 Dias”. Baseado no clássico de Júlio Verne, esta montagem apresenta um novo colorido que encanta as crianças de todas as idades. Com direção de Dario Uzam, a peça segue em cartaz até dezembro, no teatro do Sesc Pinheiros.

Com muita aventura, cinco atores dão vida às marionetes, caracterizadas com figurinos de época, sendo eles de vários tamanhos e técnicas, encenando uma divertida viagem infantil em volta do mundo da imaginação. Brinquedos realizados com muito requinte e divertidas sonoridades humanas, envolvem a plateia com muita confusão e magia, como as malas de viagem que se abrem, revelando pequenos lugares e novos mundos.
Na história, Fogg e Faztudo formam uma dupla dinâmica e impetuosa. Juntos, eles tentam provar que podem dar a volta ao mundo em 80 dias através de vários e imprevisíveis tipos de transportes. Mas eles não estão sozinhos: uma Pulga palpiteira pega carona e viaja nas roupas do criado Faztudo. Assim os três passam por desafios, dificuldades e por grandes momentos de diversão, sempre perseguidos pelo infatigável detetive Fix, que com o seu faro fino desconfia que eles sejam ladrões.
Temporada: de 12 de outubro a 16 de dezembro;
*Sessões extras nos feriados, dias 02, 15 e 20 de novembro. Dia 28 de outubro, na eventualidade de 2º turno das Eleições 2012 na cidade de São Paulo, não haverá sessões.
Local: Sesc Pinheiros – Auditória, 3° andar.
Endereço: Rua Paes Leme, 195 – São Paulo (Brasil)
Horarios: Dom. e feriados, às 15h e 17h
Preço: R$ 8,00 (inteira); R$ 4,00 (usuário inscrito no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) R$ 2,00 (comerciários e trabalhadores em empresas do comércio de bens, serviços e turismo). Classificação etária: Livre para todas as idades
Telefone: (11) 3095.9400

Fonte: AlphaFm.com.br

sábado, 13 de outubro de 2012

'A Volta ao Mundo em 80 Dias' de Michael Palin

Este elemento do grupo de humoristas ingleses Monthy Pyton, Michael Palin, decidiu, em 1989, repetir A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, desta vez acompanhado de uma experiente equipa de televisão da BBC. Para além do programa de TV, lançado em DVD, existe o livro em português lançado recentemente pela Editorial Bizâncio (Portugal).

Sinopse: Nenhum homem sensato se dispõe a passar a vida a saltar de barco para comboio e de comboio para barco a pretexto de dar a volta ao mundo em oitenta dias... Mas foi exactamente o que fez Michael Palin. Seguindo a rota que Phileas Fogg tomara cento e quinze anos antes, Michael Palin partiu do Reform Club para a sua viagem de circum-navegação. As regras eram simples, mas nada mais foi linear ao longo do percurso.

Desde uma volta por Veneza numa barcaça do lixo até coleccionar viagens de barco no canal do Suez, enfrentar a hora de ponta das bicicletas e comer cobra na China, este é um tributo sem precedentes à capacidade do homem para dificultar ao máximo a sua própria vida...

Trata-se do segundo livro traduzido para português de Michael Palin, depois de A Nova Europa.

domingo, 7 de outubro de 2012

Sociedad Hispánica Jules Verne

Nasceu a Sociedad Hispánica Jules Verne!


Com a sua sede nas Ilhas Baleares, Espanha, tem uma clara intenção de reunir todos os amigos de Jules Verne em língua espanhola dispersos em todo o mundo, especialmente da América Central, América do Sul e, claro, da Espanha.

O seu conselho de administração é, como não podia de ser, constituído pelo seu presidente, o cubano Ariel Perez, webmaster do Viaje al centro del Verne desconocido, fundador da revista Mundo Verne e administrador da CIJV, o seu vice-presidente, o peruano Christian Tello de la Cruz, webmaster do Julio Verne, el mas desconocidos de los hombres, e o seu secretário-tesoureiro, o espanhol Nicolas Moragues, Palma de Mallorca. Parabéns a todos os três e muito sucesso para a nova sociedade Jules Verne!


Atualização:

Tenho o prazer de anunciar-vos que já se encontra online o site da recém criada Sociedad Hispánica Jules Verne, criada no dia 2 de Julho.

O site contém:
- Fórum em espanhol e francês
- Bibliografia visual das obras de Verne em espanhol
- Biblioteca virtual em espanhol
- Inscrição na Sociedade. Todas as pessoas que desejam ser membros, poderão faze-lo no site. (A inscrição na Sociedade dá o direito de receber "Mundo Verne", a revista oficial da Sociedade que começará a ser publicada em janeiro de 2013 em papel, entre muitas outras vantagens que podem ser consultadas em: www.shjv.org/sociedad/sociedad-adhesion)

O Presidente
Ariel Perez

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Rua Júlio Verne, Itaguaí, Brasil

Os envios de locais toponímicos Júlio Verne já começaram!!
O verniano Anderson Moura enviou-nos uma foto de uma Rua Júlio Verne no estado do Rio de Janeiro (Brasil). Engane-se quem pensa que se trata da mesma rua já postada anteriormente no mesmo estado. Esta localiza-se no município de Itaguaí a 25,5 Km da anterior que se encontra no município da capital do estado.

   

Infelizmente, a placa improvisada com o nome foi a única que o nosso amigo Anderson localizou. Além disso, verifica-se que esta rua mantém as mesmas características dos locais JV anteriores.

Obrigado ao verniano Anderson Moura o envio da foto e informações.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Passeio Júlio Verne, Lisboa, Portugal

A nossa secção de Toponímia aqui no blog continua a crescer depois da descoberta de um passeio na capital de Portugal, Lisboa, denominado Passeio Júlio Verne.


Este local localiza-se no Parque das Nações, onde outrora foi realizada a Exposição Mundial de 1998 (Expo98), entre a rua Ilha dos Amores e a Alameda dos Oceanos.


Como os outros, este local J. Verne também parece ter aquele "toque" do mestre, aquela sensação de sossego, calma, de bem-estar... têm aquilo que ele fazia questão de ter. São sem dúvida, ruas que trazem a sua marca...

Como poderá ver na nossa secção, já são alguns os locais Júlio Verne mas pode acreditar que há muitos mais dispersos por esse Mundo fora. Porém, vamos limitar-nos aos dois países: Brasil e Portugal.
Mas, para isso, precisamos da sua ajuda, caro verniano.

Tanto num como noutro país, existem várias ruas, praças, passeios, avenidas,... Júlio Verne. Por isso, se conhecer ou se passar por um desses locais, tire uma foto e envie-nos para que a possamos colocar aqui no nosso blogue. Estejam à vontade.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

'A Volta ao Mundo em 80 Dias' em quadrinhos

O álbum A Volta ao Mundo em 80 dias (formato 22 x 27 cm, 144 páginas, R$ 47,90) é uma adaptação em quadrinhos do livro de Júlio Verne e faz parte da série Ex-libris, da editora Salamandra (Brasil).

A trama se desenvolve na Londres de 1872. O criado Passepartout começa a trabalhar para o severo e implicante Phileas Fogg. Este aposta com os amigos que dará a volta ao mundo em 80 dias, e, no dia seguinte, ele e Passepartout embarcam numa viagem cheia de armadilhas. Mas os dois ignoram estar sendo seguidos por um obstinado investigador de polícia, um homem convencido de que Fogg é o responsável pelo roubo ao Banco da Inglaterra.

O autor, Júlio Verne, foi um dos primeiros romancistas a combinar de modo bem-sucedido a ficção científica, a aventura e o fantástico, a ponto de ser considerado um visionário. A HQ foi adaptada por Loïc Dauvillier, com ilustrações de Aude Soleilhac e Anne-Claire Jouvray.

Fonte: UniversoHQ.com

terça-feira, 11 de setembro de 2012

'Volta ao Mundo em 80 Dias' em caderno artesanal

Clássicos vão sempre ser clássicos, nomes que todos conhecem de cor e não cansam de ler (mesmo já sabendo o final da história!). Dessa vez, a Libretto (cadernos artesanais) foi buscar inspiração nos livros que não faltam na estante: aí está a série Clássicos!


A série traz cinco títulos: Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), Orgulho e Preconceito (Jane Austen), A Metamorfose (Franz Kafka) e Frankenstein (Mary Shelley) e... Volta ao Mundo em 80 Dias (Júlio Verne)


Mais informações aceder meulibretto.com.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

'O Mundo Verniano' por William Candido

Depois da magnífica ilustração das personagens de "A Volta ao Mundo em 80 dias", o autor, William Candido, cumpriu com o prometido ao elaborar mais uma ilustração verniana.

Desta vez, elaborou um desenho, não específico de uma história, mas sim de uma combinação de elementos de várias delas.

Seguem em baixo as fotos do processo, desde o rascunho feito a lápis até o desenho já finalizado.






Um agradecimento a William Candido pelo envio do seu magnífico trabalho.
Nós adoramos. Ficamos ansiosamente à espera de mais ilustrações do autor.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Home-Cinema Verniano

O cinema está a perder espectadores. Os bilhetes estão a ficar caros e as pipocas ainda mais. É daí que surgiu o Home Cinema, que é nada mais, nada menos que um espaço numa casa dedicado a filmes. Dito por outras formas, uma sala de cinema particular para partilhar com familiares e amigos.
Ora muita gente prefere dar um estilo muito agradável a esta sala ficando com um Home Cinema único e bastante original. Foi o que alguns fizeram. A inspiração surgiu naturalmente das grandes produções de cinema e tornaram este local um espectacular cenário para assistir aos filmes. Até fizeram um TOP 10!
Mas deixo-vos apenas o 8º lugar (para mim logicamente que ficaria em 1º) nesta lista de fantásticos Home Cinemas:



Pois é, trata-se de um Home Cinema baseado no submarino de 20.000 léguas submarinas de Júlio Verne.
A sala é toda decorada com painéis, pilares, molduras e portinholas. A forma como a sala foi desenvolvida traz uma experiência acústica diferente ao local.

Deixo o Top10 e mais informações (em inglês) da elaboração desta sala.

Mais recentemente, Dean Johnstone criou um home-cinema também baseado no Nautilus do Capitão Nemo, talvez abandonado. Esta sala, com autifalantes que emitem sons de radar e do mar quando não há sessão de cinema, custou 100,000 dolares.


Fica um vídeo com entrevista ao autor:



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Peça 'A volta ao Mundo em 80 Dias' em S. Paulo (Brasil)

Livremente adaptado da obra de Júlio Verne, o espetáculo A volta ao Mundo em 80 Dias estará de volta a São Paulo (Brasil), mais propriamente ao Teatro Polytheama em Judiaí. Com direção de Carla Candiotto, a peça “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, da Cia Solas de Vento é promovida pela secretaria do Estado da Cultura, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), em parceria com a secretaria Municipal de Cultura. O espetáculo será no próximo domingo, dia 19, na sala Deolinda Copelli às 16 horas.


A extraordinária aventura de Mr. Fog, um apaixonado por geografia e Passepartout, um francês muito criativo, tem inicio quando Mr. Fog decide dar a volta ao Mundo em 80 dias. Mas eles não contam com a aparição do misterioso Mr. Fix, que durante toda a trama surge de forma inusitada para atrapalhar a viagem dos dois aventureiros.

É dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias, na qual a dupla corre contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix. A historia é contada por dois atores que, para dar vida a todos os personagens, utilizam técnicas acrobáticas, dança e comédia.

O espetáculo

O enredo é baseado na obra literária do Júlio Verne e é composto pela alternância de cenas cômicas e momentos imagéticos. Como num jogo de Tangram, os dois atores manipulam peças de ferro para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. A encenação utiliza também câmeras de vídeo e projeção ao vivo para criar imagens inusitadas e trazer uma dimensão fantástica aos episódios da historia. A peça “A Volta ao Mundo em 80 Dias” é um convite para levar o espectador a uma jornada cheia de surpresas e revisitar o mundo de forma lúdica.



Os ingressos, distribuídos gratuitamente, podem ser retirados a partir das 13 horas, nas bilheterias do Teatro Polytheama.

Serviço
“A Volta ao Mundo em 80 Dias”
Data: Domingo, 19 de agosto de 2012
Horário: 16 horas
Local: Sala Deolinda Copelli – Teatro Polytheama
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro
Entrada: gratuita – ingressos distribuídos a partir das 13 horas
Duração: 65 minutos
Classificação etária: recomendado a partir de 4 anos

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Emmett L. "Doc" Brown, o grande verniano

Sabíamos que Doc Brown de "Back to the Future" era um grande verniano.
O que não sabíamos era que visitava o nosso blog com bastante regularidade...

Créditos da imagem: Alisson Bernardo

terça-feira, 31 de julho de 2012

Nemo nos palcos cariocas

A foto mostra o ator Mouhamed Harfouch caracterizado como Capitão Nemo. Ele ensaia a peça teatral ‘‘20.000 léguas submarinas — Algumas aventuras”, uma adaptação da obra de Jules Verne escrita por Fátima Valença.

A estreia será dia 11 de agosto no Teatro Oi Casagrande, no Leblon, Rio de Janeiro (Brasil). No elenco da peça ainda estão Erom Cordeiro, Augusto Madeira e Alexandre Dantas.

Fonte: Patrícia Kogut, jornal O Globo.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

'20.000 Léguas Submarinas' pela Editora NEMO

A clássica obra literária 20.000 Léguas Submarinas, de Júlio Verne, será adaptada para os quadrinhos pelos autores João Marcos e Will. A história apresenta o misterioso Capitão Nemo e seu fantástico submarino Náutilus.

A previsão de lançamento é para agosto deste ano, pela brasileira Editora Nemo, que tem feito um trabalho primoroso na publicação de quadrinhos, e que pertence ao grupo Autêntica.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia do Escritor


Como eu escrevo?

"Não recomendaria aos outros que procedessem da mesma maneira. Creio que cada qual trabalha a seu modo, sabendo instintivamente qual seria o melhor método. Pois bem: de início estabeleço as grandes linhas do romance. Jamais começo um livro sem saber o começo, meio e fim. Até agora tive a sorte de ter sempre em mente não apenas um, mas uma meia dúzia de projectos bem determinados. Terminando o trabalho preliminar, estabeleço um plano de capítulos, começando então a verdadeira escrita da primeira versão a lápis, deixando uma margem de meia página para as correcções. Depois releio tudo e reescrevo a tinta. Acho que o meu trabalho verdadeiro começa com a primeira colecção de prova, quando não apenas corrijo cada frase, como também reescrevo capítulos inteiros. Parece-me que não domino o tema senão quando vejo o trabalho impresso. Felizmente o meu editor concede-me todo o espaço para as correcções e frequentemente chego a ler oito ou nove provas. Invejo, mas não quero imitar, aqueles que não vêem motivos para modificar ou acrescentar uma só palavra desde o capítulo primeiro até à palavra fim."

Extraído de: COMPERE, Daniel; MARGOT, Jean-Michel.
Entretiens avec Jules Verne, Paris: Editions Slatikine, 1999

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ponto Nemo, o “meio do oceano” (literalmente)

Quantas vezes já disse "Só me apetece fugir, ficar longe de qualquer pessoa"? Pois bem, esse local existe.

Se algum dia quiser ficar o mais longe possível da civilização (mas sem sair do planeta), anote estas coordenadas: 48°52.6′ sul, 123°23.6′ oeste. Com elas encontrará o Ponto Nemo, o local mais distante de qualquer continente ou ilha.

O nome é uma referência ao Capitão Nemo, do clássico Vinte Mil Léguas Submarinas, que significa ninguém. Levando em conta a infinidade de ilhas que existem espalhadas pelo oceano e os contornos irregulares dos continentes, encontrar o Ponto Nemo foi uma verdadeira façanha, que só foi concretizada em 1992.

Naquele ano, o engenheiro e pesquisador Hrvoje Lukatela usou um programa de computador geospacial que ele mesmo havia criado, o Hipparchus, para localizar o ponto. Depois de muitos cálculos, descobriu que fica no sul do Oceano Pacífico, a 2.688 Km de um grupo de três ilhas (Duci, Motu Nui e Maher).
Por ser tão remoto, provavelmente nunca foi visitado por alguém. Alguém iria?

Fonte: Hypescience.com