domingo, 18 de março de 2007

Museu Jules Verne (Amiens)

Depois de o museu Jules Verne em Nantes permitir a sua visita virtual, chegou agora a vez da visita à sua antiga casa em Amiens onde viveu desde 1882 até 1900.

Com o objectivo de a proporcionar num local mágico, a casa Jules Verne foi fechada para restauração pelo Amiens Metropole sob a direcção artística de François Schuiten em 2005.

A fim de comemorar o primeiro aniversário desta re-abertura, é-nos possivel agora fazer uma visita virtualmente.

Nesta visita, poderá ver muitas coisas interessantes como a biblioteca onde Verne possuía as suas obras e mapas, um busto em sua homenagem ou contemplar-se com a vista para o jardim de sua casa.

No site do Museu também poderá ver a réplica do escritório de Hetzel em Paris, como também a sua sala de estar e biblioteca.

Nas visitas aos museus utilize as telas "Shift" e "Ctrl" para Zoom In e Zoom Out, respectivamente.

Vejam mais fotos da sua casa em Amiens.

Links para os Museus Jules Verne em Nantes e Amiens:
www.jverneportugal.no.sapo.pt/Diversao.htm

quinta-feira, 8 de março de 2007

Júlio Verne - Da Ciência ao Imaginário

No ano em que se comemoraram os cem anos sobre a morte do autor (2005), o Círculo de Leitores editou uma obra exclusiva com prefácio de Michel Serres, da Academia Francesa, e profusamente ilustrada.

Porém, só agora, dois anos depois da sua edição, é possível comprar esta fantástica edição sem que seja necessário atingir o requisito de 190 pontos em compras na editora.

A vida e obra de um dos mais fascinantes escritores de todos os tempos. Traduzido em mais de cem línguas, com uma legião de fãs que leram os seus títulos como se de relatos verdadeiros se tratassem, as aventuras e viagens de Júlio Verne marcam gerações de leitores. Descendo às profundezas do mar, viajando por terras desconhecidas, explorando a lua e lugares intocados pelo homem, a obra de Verne alia ficção e ciência. No ano em que se comemora o centenário sobre a sua morte, o Circulo de Leitores editou Júlio Verne – Da Ciência ao Imaginário.

Júlio Verne – Da Ciência ao Imaginário é por si uma proposta de viagem. A vida e obra do autor revelam-se afinal uma magnífica aventura através das contradições de uma época de descobertas e dúvidas, ao mesmo tempo que revela a personalidade e turbulenta vida de um dos grandes vultos da literatura mundial."
Aproveitem!

Contribua com a sua opinião acerca desta obra!

domingo, 4 de março de 2007

Descoberto Oceano no interior da Terra

Em "Viagem ao Centro da Terra", as personagens Prof. Otto, Axel e Hans Bjelke descobrem um oceano no interior da Terra!

Mais uma vez Júlio Verne tinha razão...

"Uma gigantesca bolha de água do tamanho do oceano Ártico foi descoberta próxima a parte leste da Ásia. Segundo pesquisadores norte-americanos, trata-se de uma espécie de oceano no interior da Terra. A revelação foi feita durante estudo de ondas sísmicas que afectam a região após terremotos em localidades próximas.

Esse "oceano", no entanto, não poderá ser explorado por submarinos. A sua água está trancada a até 1.400 km debaixo da superfície.

Segundo os cientistas, o facto mais curioso é que a essa profundidade o "oceano" enterrado já deveria ter se transformado em gás e sido liberado num processo semelhante ao vulcânico. No entanto, a absorção de boa parte da água pelas pedras --espécies de esponjas-- faz com que o líquido não seja imediatamente vaporizado."

Fonte: PlanetaMundo