quarta-feira, 22 de maio de 2013

Documentário de '20.000 Léguas Submarinas' de J. Verne

GREAT BOOKS é uma série de documentários, com 50 minutos cada, que pretende contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura mundial e dirigido à todas faixas etárias.
Cada episódio conta com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise.

O conceito GREAT BOOKS assenta na análise da obra mais emblemática de um escritor: a estória, o contexto histórico, a importância que teve/tem, a história do autor,...

E, como tal, a principal obra de J. Verne, 20.000 Léguas Submarinas, não podia faltar nesta série da Discovery Civilization (dobrada em português do Brasil):

segunda-feira, 20 de maio de 2013

20.000 Léguas Submarinas de David Fincher é adiado

De acordo com o jornal The Guardian, o remake de 20.000 Léguas Submarinas foi engavetado por um tempo. O filme seria dirigido por David Fincher e teria como protagonista ninguém menos que o parceiro do diretor, Brad Pitt, mas esse decidiu abandonar o projeto.


O filme que seria rodado mês que vem vai ficar guardado para 2014. Brad Pitt no momento tem seu próprio problema para cuidar, já que Guerra Mundial Z já vem sendo chamado de “O Desastre Mais Caro de Hollywood”, visto que rumores dizem que depois de ser reescrito durante as filmagens e ter seu terceiro ato completamente refilmado, o filme passou a barreira dos 400 milhões de dólares de custo. A Disney com certeza também está aguardando o resultado de outro potencial fracasso antes de se arriscar com um filme desse tamanho, O Cavaleiro Solitário, que conta com a antecipação morna do público e com um custo absurdo de produção, tem apenas Johnny Depp como grande atrativo.

Depois de perder Brad Pitt no papel de Ned Land, a produção está atrás de Channing Tatum, que só estaria disponível no próximo ano.

O mais provável é que David Fincher, agora com uma boa folga, encaixe um dos seus próximos filmes menores para ser filmado nesse meio tempo, talvez Garota Exemplar, cujo roteiro está sendo escrito, ou Millenium – A Menina que Brincava com Fogo, que tem dificuldade de orçamento para encaixar Daniel Craig. 

domingo, 19 de maio de 2013

Quem quer dar a volta ao mundo em 80 dias?

Quando Mr. Fogg se deparou com o desafio de dar uma volta ao mundo em 80 dias, na obra do escritor francês Júlio Verne, o conceito acabou por se tornar a base de muitos roteiros turísticos - e até na ambição pessoal de muitos viajantes. Fazer esta viagem tornou-se mais fácil desde segunda-feira, quando a Trivago - um motor de busca para hóteis - lançou um concurso que vai levar duas pessoas a dar a volta ao mundo.


Essas duas pessoas - que poderão levar acompanhante durante os 80 dias em que viajarem pelo mundo - têm tudo pago: voos, instalações hoteleiras de luxo e 50 euros diários para despesas pessoais. Os itinerário conduz os vencedores por 10 cidades.

Para participar basta fazer um "Gosto" na página da Trivago, no Facebook, entrar na aplicação "Trivago WorldTrip" e clicar em "EnterNow". Os concorrentes, depois de inscritos, podem convidar amigos. Quando o prémio for sorteado e entregue ao concorrente, o segundo prémio é entregue ao amigo que convidou o vencedor a participar. O concurso vai decorrer até às 23h59 do próximo dia 1 de junho e os vencedores vão ser anunciados, depois de escolhidos aleatoriamente, no espaço de duas semanas.

Nesta experiência de 80 dias, cada vencedor vai passar sete noites em cada uma das cidades contempladas no prémio, alojados em hóteis de luxo, que incluem pequeno-almoço.
A viagem deve ser efetuada, no máximo, até 31 de dezembro deste ano. Os vencedores só têm de informar os promotores do concurso com pelo menos quatro semanas de antecedência. Em troca, o vencedor só tem de participar em atividades de marketing, nomeadamente na realização de críticas aos hóteis onde esteve alojado e publicar, em redes sociais, fotografias das cidades onde esteve alojado.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Trailer Rayman Legends: 20.000 Léguas Submarinas

A Ubisoft disponibilizou um novo vídeo de Rayman Legends, onde a acção se passa no oceano. Rayman Legends irá ter este cenário bastante conhecido por todos nós. Veja:



 Fonte: Ene3.pt

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Homenagem do Google a Saul Bass


O cineasta e designer norte-americano Saul Bass (1920-1996) foi homenageado em um doodle do Google, nesta quarta-feira, oito de maio de 2013, data em que comemoraria 93 anos. O logotipo animado da gigante das buscas foi inspirado no trabalho de Bass, que ficou conhecido por criar a arte nos créditos de abertura de grandes sucesso do cinema.


 A homenagem remete a trabalhos marcantes de Bass, como os que desenvolveu para filmes de diretores consagrados como Alfred Hitchcock (Vertigo, Psycho, North by Northwest), Otto Preminger (Anatomy of a Murder, The Man with the Golden Arm, Exodus),  Stanley Kubrick (Spartacus, The Shining) e tantos outros, e termina com uma animação que lembra um de seus trabalhos mais memoráveis: os créditos de abertura e encerramento da adaptação de Michael Anderson para "A Volta ao Mundo em 80 Dias", de Jules Verne, detentora do Oscar de Melhor Filme de 1956.

Bass, dono de um estilo inconfundível, é referência e inspiração para designers até os dias de hoje. Basta ver as aberturas de filmes recentes como "Catch Me if You Can" de Steven Spielberg e a mais nova aventura dos mutantes da Marvel no Cinema, "X-Men : First Class".

terça-feira, 7 de maio de 2013

Morreu Ray Harryhausen, o mestre dos efeitos especiais de 'A Ilha Misteriosa' (1961)

Como é do seu conhecimento, há filmes que utilizam o nome das suas obras mas que, para além de muito fracos, pouco têm das obras de Verne. É o caso, por exemplo, de A Volta ao Mundo em 80 dias com Jackie Chan.

Porém, há outros que são autênticas obras-primas do cinema mundial. É o caso de 20000 Léguas Submarinas com Kirk Douglas, Viagem ao Centro da Terra, com a bela participação de James Mason e Pat Boone; A Volta ao Mundo em 80 dias de Michael Anderson, com os grandiosos actores David Niven e Cantinflas; ou mesmo Michel Strogoff de 1975 realizado pelo Jean-Pierre Decourt.

Nesta magnífica lista é obrigatória a entrada de A Ilha Misteriosa (1961) de Cy Enfield com os belíssimos efeitos especiais artesanais da autoria de Ray Harryhausen.


Hoje, recebemos a triste notícia da sua morte em Londres, aos 92 anos.

Ao longo de meio século, a partir de 1935, Harryhausen deu vida a criaturas e monstros dos filmes de Sinbad, Fúria de Titãs, Jasão e os Argonautas e outros. Embora tenha influenciado toda a geração que trabalha com efeitos visuais hoje, de James Cameron e George Lucas a Peter Jackson e Guillermo Del Toro, Ray Harryhausen nunca ganhou um Oscar por seus filmes. O erro histórico foi corrigido em 1992, com um troféu honorário da Academia.

Deixo um vídeo (em inglês) de Ray Harryhausen filmado há algum tempo onde este fala dos efeitos especiais de A Ilha Misteriosa de 1961.

Veja que vale a pena:


Que descance em paz.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

'Around the World... ' - França (Amiens)

Em 2008, aquando da viagem do nosso livro à volta do Mundo, que homenageava o 180º aniversário do nascimento de J. Verne, foi com imensa pena que verificamos que o livro não pararia na cidade onde o escritor tinha vivido e falecido, devido à inexistência de vernianos dessa região interessados em participar nessa homenagem.

A cidade de Amiens (França) foi, sem dúvida, a grande "falha" nesta volta ao Mundo, porém, muitas outras belas localidades ficaram de fora por diversas razões. Desde então, temos tido o cuidado de levar o livro, com a ajuda dos nossos amigos vernianos espalhados pelo Mundo, a cidades que não entraram nessa viagem mas que mereciam ser visitadas e divulgadas a todos os que nos visitam, tais como Havana, Praga, Viena, Lisboa, Budapeste, Paris, Roma, e até o estado do Vaticano, entre outras, como poderão ver aqui.

Diz o povo que há um português, ou um descendente de portugueses, em qualquer lugar do Mundo, portanto, foi com alguma naturalidade que recebemos uma mensagem de uma portuguesa, Margarida Santerre, referindo que vivia na bela cidade de Amiens.

"Como era especial se o livro pudesse, finalmente, encontrar-se com o homenageado na sua última morada em Amiens, ainda mais neste ano em que se o 185º aniversário do seu nascimento." Perante este meu pensamento, entrei novamente em contacto com a nossa amiga verniana onde a informei acerca da homenagem e a questionei sobre a sua disponibilidade em receber o livro. A sua resposta: Claro que sim!


Amiens é uma cidade no norte da França, localizada a 120 km ao norte de Paris. É a capital do Departamento de Somme e da Região da Picardia e possui 135.501 habitantes.

Além de ser a localidade onde faleceu J. Verne, a cidade é também conhecida pelo facto de na Segunda Guerra Mundial, a prisão de Amiens ter sido bombardeada pela RAF(Força Aérea Britânica), na chamada "Operação Jericó", pois descobriu-se que os alemães pretendiam executar mais de 100 prisioneiros que faziam parte da Resistência Francesa. O objetivo da operação britânica era abrir fendas nos muros para que eles pudessem fugir, antes da invasão da Normandia. Dos 717 presos, 102 morreram, 94 ficaram feridos, 258 escaparam, entre eles 79 membros da resistência.

Dirigindo-se para o centro, deparamo-nos com o pitoresco Saint Leu, o bairro mais famoso de Amiens onde se encontra um ambiente de esplanadas de restaurantes coloridos junto ao rio Somme.


Aqui junto, encontra-se a  magnífica Catedral Notre-Dame de Amiens. Esta magnífica obra do século XIII (palavras de Verne), uma das maiores de França no seu estilo, serviu de fonte de inspiração, juntamente com a cidade, para a descrição da cidade de Ragz e da sua catedral na obra “O Segredo de Wilhelm Storitz” do autor.



Continuando a viagem pelo centro, encontramos o Hotel de Ville. Este fantástico e grandioso edifício alberga a Câmara Municipal (Br: Prefeitura). Verne foi conselheiro municipal durante 16 anos (de 1888 a 1904) que era governada na altura pelo republicano Frederic Petit.


Outros locais de destaque em Amiens são o Le Musée de Picardie, onde se encontram algumas obras de arte transferidas da Câmara Municipal para aqui a pedido de Júlio Verne para que toda a população as pudesse ver, e a Biblioteca Municipal onde Verne passava 5 horas por dia e onde actualmente estão guardados alguns tesouros vernianos.


Desde a saída do anfiteatro até aqui, é-nos sempre possível acompanhar a nível visual o grandioso arranha-céus residencial, a Tour Perret, com os seus 103 metros de altura.


Para os vernianos que visitam a cidade, há locais obrigatórios por onde terão que passar devido à referência que têm com o escritor francês.

Por exemplo, ao entrar na cidade, junto à linha de caminho de ferro Paris-Boulogne-Calais, encontra-se a primeira referência, Le Cirque Municipal Jules Verne. Este teatro tem o seu nome desde 2003, devido ao seu discurso como conselheiro municipal aquando da inauguração em 1889.


Bastante próximo do Cirque, e localizado num pequeno parque verde com o nome Square Jules Verne, pode-se encontrar um magnífico monumento de homenagem ao autor, constituído por um busto de Verne e três crianças lendo as Voyages Extraordinaires.

Esta obra de arte, realizada em 1908 por Albert Roze, tem a finalidade de homenagear o autor devido à sua capacidade de levar as crianças a um primeiro contacto com a leitura. Porém, devido ao pouco dinheiro disponibilizado na altura e à instabilidade do terreno provocado pela linha de caminho de ferro (neste local subterrânea), este monumento ficou mais pequeno do que o previsto.
Actualmente, e como poderá ver, o monumento encontra-se muito sujo, o que é bastante triste.


Seguindo pela Boulevard Jules Verne, uma rua nas traseiras do Cirque,...


 ...encontramos a casa onde Verne viveu em Amiens (daí o porquê do nome da rua) entre 1873-1882 e depois de 1900 a 1905, onde veio a falecer. Localizada no nº44 da antiga rua Longueville, esta encontra-se no novo bairro de Henriville que, em 1830, surgiu com a demolição das antigas fortificações.

Na fachada, podemos ver um memorial onde se informa que o escritor viveu nesta casa durante 14 anos, vindo a falecer no dia 24 de Março de 1905.



Seguindo 100 m para este, na esquina com a rua Charles Dubois, o livro encontrou-se com a Maison Jules Verne. Esta casa, conhecida pela casa da torre, foi habitada pela família Verne de 1882 até 1900, albergando actualmente o Museu Jules Verne.


O nosso livro conseguiu entrar no jardim exterior e deparou-se com a beleza da sua casa e da torre, como também da magnífica pintura na parede traseira do museu. Esta casa tinha sofrido obras no valor de 3 milhões de euros no ano do centenário (2005) e pode-se dizer que valeu a pena.




Dirigindo-se para o tão esperado encontro com o mestre na sua última morada, o livro ainda passou pela Université de Picardie Jules Verne.


Na periferia noroeste, a alguns quilómetros do centro da cidade, encontra-se o Cimitiere de la Madeleine com os seus 18 hectares. Este cemitério é bastante visitado pelos turistas não só pelas magníficas sepulturas dos séc. XVIII e XIX mas principalmente pelo magnífico túmulo de J. Verne.


Lá dentro, chegando a uma intercepção, segue-se em frente até que ao longe se repara na escultura de Albert Roze que representa Júlio Verne com um dos braços estendido sendo o último gesto de um homem ainda vigoroso que repele a sua pedra como para afirmar que os seus personagens ainda permanecem vivos.

Depois de uma volta ao mundo que homenageou o escritor nos mais diversos locais, o livro encontrava-se no mais especial. Tinha-se finalmente encontrado com o mestre.



Nada fazia mais sentido neste ano, em que se comemora o 185º aniversário do nascimento do autor, do que esta homenagem ao escritor das Viagens Extraordinárias.

Porém, e como já dito atrás, este desejo só foi realizado com a preciosa ajuda da verniana Margarida Santerre, que juntamente com os seus filhos, percorreu esta bela cidade atrás do melhor ângulo para estas magníficas fotografias que connosco partilha. Um muito obrigado para a Margarida, para a sua família e para.... Júlio Verne, que sem ele este blog não existiria.