sábado, 31 de março de 2012

"A Volta ao Mundo em 80 dias" de 2004 na TV

Não perca hoje na SIC (Portugal) às 17h40 o filme "A Volta ao Mundo em 80 dias" de 2004 de Frank Coraci    e com as participações de Jackie Chan, Steve Coogan, Cecille de France, Jim Broadbent, Kathy Bates, John Cleese, Rob Schneider e Arnold Schwarzenegger.



Sinopse: Prepare-se para uma viagem alucinante repleta de humor, espetaculares aventuras e ação sem precedentes nesta adaptação do célebre romance de Júlio Verne com a hilariante super estrela Jackie Chan (de “Shanghai Noon” e “Em Defesa de Sua Majestade”), num desafio a que nunca ninguém se propôs – bater o relógio numa corrida á volta do mundo em apenas 80 dias! Juntamente com os seus companheiros, Chan embarca numa frenética aventura sem limites pelos quatro cantos do mundo, pelo ar, por mar e por terra, numa corrida contra o tempo, onde vai enfrentar uma série infindável de obstáculos e, contra tudo e todos, tentar provar aos céticos membros da Academia que o feito proposto é possível. Cheio de incríveis façanhas, humor, e com valores como a amizade e o sonho de perseguir um objetivo sempre presente, “A Volta ao Mundo em 80 Dias” é uma viagem que toda a família vai gostar de fazer em conjunto.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Volta ao mundo... com apenas uma bateria

Bateria: Aquilo que, quando você mais precisa, acaba rapidinho. Imagine agora, com o advento dos smartphones, as baterias duram menos ainda por causa dos aplicativos, joguinho e tudo mais.

Desafiando essa regra, a Nokia lançou o smartphone E6 com uma super bateria e também lançou um desafio bem legal: Conseguir dar a volta ao mundo com apenas uma carga de bateria, sem recarregadores, sem bateria extra.

A JWT da Polônia foi a criadora do desafio, que partiu de Londres e passou por 12 destinos em 4 continentes até chegar novamente em Londres, a rota foi a mesma feita Júlio Verne em A volta ao Mundo em 80 dias.

Claro que o smartphone não ficou desligado ou em stand by, a maioria do conteúdo gravado nas viagens foi pela câmera do E6, o que deixa a coisa mais difícil para o celular.

O resultado foi para o Youtube, Facebook e Foursquare e nosso viajante chegou a Londres com a bateria no talo: 1% apenas. Bela ação.



Fonte: Publicitariossc

domingo, 25 de março de 2012

Júlio Verne é tema do Colóquio «Literatura e Ciência» na Univ. de Aveiro (Portugal)

A seminal ficção científica de Júlio Verne, que falou de submarinos, máquinas voadoras e de uma viagem à lua, muito antes de tudo isto ser realidade, ou a obra de Camões, iluminada pelo espanto das novas descobertas impulsionadas pelos portugueses, serão temas do colóquio de dia 27 de março, na Universidade de Aveiro (Portugal). O Colóquio «Literatura e Ciência» decorre a partir das 14h00 na Sala 2.0.3, do Departamento de Língua e Culturas (DLC), e está integrado do Festival das Letras 2012.

Na iniciativa participam Jorge Paiva, botânico e professor aposentado da Universidade de Coimbra, que falará das plantas na obra de Camões, e Alfredo Rasteiro, médico e professor aposentado de História da Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, abordará o tema «Literatura e imagem científica no Renascimento». Participam ainda Carlos Morais e Fernanda Brasete, professores do DLC, que intervêm sobre plantas e perfumes do mundo antigo, e ainda Vitor Bonifácio, professor do Departamento de Física, sobre Júlio Verne.

O Colóquio «Literatura e Ciência» surge a partir do projeto «Dioscórides e o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano», coordenado por António Andrade, professor do DLC, que explora a confluência entre história, literatura e ciência e é centrado na obra do médico cristão-novo Amato Lusitano que viveu em Ancona no século XVI. Amato Lusitano, que integrou os novos conhecimentos que surgiam com os Descobrimentos, foi marcante na evolução da ciência, nomeadamente a química, botânica e medicina. O Colóquio assenta numa parceria entre o DLC e o Centro de Línguas e Culturas da UA.

Mais informações no documento em PDF:
Programa Colóquio Literatura e Ciência

quarta-feira, 7 de março de 2012

Saga «Viagem ao Centro da Terra» terá um terceiro filme

«Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha Misteriosa» ainda não estreou em todos os territórios, como Portugal, mas já ultrapassou as receitas alcançadas pelo primeiro filme e, como tal, foi hoje anunciado que terá mais uma sequela.


Recordamos que este segundo capítulo já não conta com Brendan Fraser mas sim com Dwayne “The Rock” Johnson no elenco, para além de Josh Hutcherson, Vanessa Hudgens, Michael Caine e Luiz Guzman.

A franquia de aventura iniciada com “Viagem ao Centro da Terra” (2008) e que gerou em 2012 a sequência “Viagem 2 – A Ilha Misteriosa”, terá continuidade no cinema. O site The Hollywood Reporter informou que um terceiro filme está a caminho. A equipe criativa dos longas anteriores, formada pelos primos roteiristas Brian e Mark Gunn e o diretor Brad Peyton, já teve seu retorno confirmado.

Apenas os contratos do elenco precisam ser renegociados. Mesmo sem a volta do protagonista Josh Hutcherson, seu personagem Sean deve continuar alicerçando a trama.

Peyton disse à publicação que sua ideia é estender a mitologia da série ao explorar um novo mundo inóspito. Também adiantou que “Viagem 3″ será mais “grandioso” que os filmes antecessores. Entrevistas durante a divulgação do segundo longa deram a entender que a sequência seria baseada ou em “20.000 Léguas Submarinas” ou em “Da Terra à Lua”, outros romances do pioneiro da ficção científica Jules Verne.

Os estúdios Warner Bros. e New Line pretendem lançar a nova continuação em 2014.

Fonte: Pipoca Moderna

sexta-feira, 2 de março de 2012

Livros de J. Verne com desconto na Europa-América

A editora portuguesa Europa-América tem feito um magnífico trabalho principalmente no que se refere às obras de J. Verne.


  • Em primeiro lugar, é a única editora que vende actualmente a maior diversidade de obras vernianas.
  • Além das capas maravilhosas, as suas edições incluem também as excelentes ilustrações da época.
  • Algumas obras são encontradas tanto em versão de bolso como em versão normal consoante os gostos. É o caso de "Viagem ao Centro da Terra", "Da Terra à Lua" e "À Volta da Lua" e "20000 Léguas Submarinas".
  • Por último, o preço é bastante acessível perante a qualidade que nos oferece. 

Mas, e se eu disser que ainda pode melhorar?

Tendo em atenção o momento de crise que Portugal actualmente atravessa, a EA enviou-nos um email a informar que entre 1 e 25 de Março encontra-se uma promoção no seu website (www.europa-america.pt) de 40% em todos títulos de Júlio Verne:

«Tudo o que uma pessoa pode imaginar outros poderão fazê-lo na realidade»
Júlio Verne
De 1 a 25 de Março todos os livros do autor com 40% de desconto.

quinta-feira, 1 de março de 2012

'The Avengers' vs. 'The League of Extraordinary Gentlemen'

Ao visualizar hoje o segundo trailer oficial de The Avengers, onde podemos ver pela primeira vez reunidos Homem de Ferro (Robert Downey Jr), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Hawkeye (Jeremy Renner) contra uma ameaça desconhecida, recordei-me do anterior e famoso encontro de heróis idealizado por Alan Moore e Kevin O'Neill em The League of Extraordinary Gentlemen (no Brasil, A Liga Extraordinária e em Portugal, A Liga dos Cavalheiros Extraordinários).

Nesta liga, grandes nomes da literatura mundial são reunidos pela Rainha Vitória num trama de mistério e aventuras. No filme, que se baseou levemente na graphic novel, M (Richard Roxburgh), de Sherlock Holmes, reúne o aventureiro Allan Quatermain (Sean Connery), de As Minas de Salomão, que encabeça a lista; a vampira Mina Hacker (Peta Wilson), de Drácula; o Capitão Nemo, de 20.000 Léguas Submarinas, que comanda o Nautilus com a ajuda de Ishmael, de Moby Dick; o médico Henry Jekyll e seu alter-ego, o monstro Edward Hyde, de O Médico e o Monstro; o homem invisível Rodney Skinner, ladrão que roubou a poção da invisibilidade a Sr. Griffin, de O Homem Invisível, cujo nome não pôde ser usado devido a direitos de autor; o imortal Dorian Gray, de O Retrato de Dorian Gray; e o espião americano Tom Sawyer, de As Aventuras de Tom Sawyer. Todos eles se unem para vencerem o malvado Fantasma da Máscara, de O Fantasma da Ópera.


Sendo assim, deixo os dois trailers, o de The League of Extraordinary Gentlemen e o de The Avengers, que estreia no Brasil a 27 de Abril e em Portugal a 3 de Maio, para que o possa ajudar na sua resposta:

Qual das ligas prefere, a dos personagens clássicos ou a dos super-heróis da Marvel?



Deixe a sua resposta nos comentários.