quarta-feira, 10 de março de 2010

Navio-Escola Sagres no Fim do Mundo

O Navio-Escola Sagres, navio português, iniciou a 19 de Janeiro a sua terceira viagem de circum-navegação, que deve durar cerca de onze meses. É a terceira vez que a Sagres realiza uma Circum-navegação, tendo a última viagem ocorrido em 1983/84.



Ao longo da viagem, o seu comandante, Proença Mendes, publica no site da RTP o diário de bordo para que todos possam acompanhar a viagem do navio à volta do Mundo.

Mas qual a relação desta viagem com Júlio Verne (além de ser uma volta ao Mundo?), perguntam os nossos visitantes.

Deixo-vos a último parágrafo do Diário de Bordo de 9 de Março:

Nos próximos 10 dias a temperatura média do ar baixará 20ºC e a da água do mar baixará 15ºC para os 9. Vamos a caminho da Isla de Los Estados (55ºS-64ºW) onde desfilaremos frente ao farol de San Juan del Salvamento, imortalizado por Júlio Verne como farol do Fim do Mundo e atracaremos em Ushuaia, a cidade mais setentrional do nosso planeta, no próximo dia 20 de Março.

Até breve!

O texto do Diário de Bordo do dia citado, como os anteriores, encontram-se no site da RTP.
Lá, é possível visualizar algumas fotos e vídeos do itinerário.

Deixo-vos uma entrevista ao Comandante Proença Mendes a bordo da Sagres:

segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma aventura com Mickey, Pateta e... Cap. Nemo

A edição de março do gibi Mickey, publicação mensal da Editora Abril, trará uma HQ especial protagonizada pelo camundongo e seu amigo Pateta, que novamente fazem uma viagem ao passado na máquina do tempo dos cientistas Zapotec e Marlin.

Em Mickey e o selo de Vladimir Zeta, os dois detetives vivem um aventura na França do ano 1885, quando a Estátua da Liberdade estava prestes a embarcar para os Estados Unidos como um presente de celebração do centenário de independência do país.

A trama, que envolve uma réplica em ouro da tocha da estátua, encontrada na época atual no fundo do mar e datada de 125 anos atrás, conta com a inusitada e importante participação de um dos personagens mais famosos do escritor Júlio Verne: o Capitão Nemo.

Completa a edição uma história curta do Pateta.

Mickey # 810 tem 48 páginas, custa R$ 2,95 e será distribuído inicialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil - no restante do País, somente em junho.

Fonte: UniversoHQ